• projetocapacitame

O forte avanço tecnológico e o desenvolvimento profissional

Temos enfrentado diversos desafios na nova economia e impactos diretos nas relações de trabalho e desempenho profissional no que se refere aos avanços da tecnologia. Confira o artigo que nosso mentor voluntário Dilton Andrade, executivo de tecnologia da informação, preparou para entendermos a importância do desenvolvimento profissional nessa área.

Você já avaliou o que está acontecendo ou poderá acontecer com a sua atividade profissional num futuro não muito distante? O forte avanço da tecnologia tem proporcionado às profissões e aos negócios importantes mudanças. Em alguns casos, profundas. É verdade que mudanças sempre ocorreram ao longo do tempo, mas agora o que vemos é a velocidade descomunal com a qual tudo está mudando, culminando em fortes transformações.


A sociedade vem experimentando novas formas de fazer compras, consumir informação, gerar e manter relacionamentos, ouvir música, trabalhar, estudar etc. Não é absurdo dizer que a sociedade conhecerá uma nova forma de viver em alguns anos. A lista das transformações é longa e tende a ser muito mais extensa e profunda. Entretanto, com rapidez nunca antes vista.


Beneficiar-se das transformações que estão em curso é um grande desafio para os profissionais. Em primeiro lugar, é necessário ter a percepção do que está acontecendo e identificar como isso impactará positiva e negativamente a sua área de atuação e, consequentemente, sua atividade profissional. Nesta jornada de aperfeiçoamento, a tecnologia é aliada de todos, pois possibilita uma infinidade de fontes e canais de geração de conhecimento (gratuitos e pagos). Desde profissionais das mais variadas áreas do saber que compartilham seus conhecimentos nas redes sociais, passando por instituições que compartilham cases e pesquisas, bem como cursos e eventos online, fóruns diversos para troca de experiências, dentre outros.


É sabido que mudanças geram desconforto, mas também apresentam oportunidades diversas e o cenário que se configura, segundo especialistas, requererá dos profissionais aprendizado contínuo, pois o avanço, como citado anteriormente, terá velocidade nunca antes vista. Fala-se, inclusive, que será comum que as pessoas tenham duas, três ou mais carreiras ao mesmo tempo.


Este momento mostra-se ideal para identificar novas possibilidades de carreiras e de voltar a pensar naquele projeto paralelo tão sonhado ou na vontade contida de fazer algo que é bem diferente da carreira principal. Isso poderá ser um excelente começo para fazer com que a mente passe a trabalhar sem bloqueios para a realidade que está se formando no mercado de trabalho. Inclusive, chegou o momento de você se questionar se a sua atividade atual fará sentido ou não num futuro que poderá não ser tão distante e, com base na sua resposta, acelerar o processo de retirada desses bloqueios para proporcionar mudanças reais. Se a sua atividade profissional não deixar de existir neste futuro que se desenha à frente de todos, tenha a convicção de que ela sofrerá mudanças que, considerando as que já ocorreram em algumas indústrias, poderão ser avassaladoras e o aprendizado contínuo é elemento determinante para o sucesso.


Para tanto, formações online mostram-se como excelente caminho para que os profissionais abram as portas para novas oportunidades, pois os custos tendem a ser menores, aumentando a possibilidade de obter o conhecimento desejado. Desta forma, é cada vez mais comum encontrar, por exemplo, uma psicóloga que tenha a confeitaria como segunda atividade ou um advogado que também é motorista de aplicativo (isso também é tecnologia) como segunda jornada de trabalho. Enfim, esses exemplos já são realidade. Entretanto, nos próximos anos, a tecnologia proporcionará a esse mesmo advogado do exemplo acima ter mais uma ou duas carreiras. Ele poderá ser professor de um curso online para aulas que envolvam Direito ou outra área da qual tenha conhecimento e atuar como Coach para profissionais que precisam de aconselhamento numa plataforma digital específica. A psicóloga, que também é confeiteira, poderá ser professora na mesma plataforma digital na qual atua o advogado, bem como atuará como recrutadora freelancer para vagas específicas.


Todas essas atividades “viverão” em harmonia e a tecnologia será o pano de fundo e o elemento a proporcionar tal harmonização. Os resultados dessa transformação são, além de maior retorno financeiro, a satisfação em realizar novas e importantes atividades e a contribuição para o desenvolvimento da sociedade.


Para que os exemplos acima tornem-se realidade na vida de um profissional, o ponto de partida é compreender que há uma transformação em curso para, consequentemente, direcionar a atenção para as oportunidades que surgirão. Preparar-se é o caminho único para atingir novos objetivos e, inegavelmente, beneficiar-se da tecnologia para estudar e desenvolver novas habilidades e trabalhos é quase uma condição sine qua non.


Pense grande e sucesso na sua jornada de transformação.


Dilton Andrade, é executivo de TI com 24 anos de experiência, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais ocupando posições de liderança.

MBA em Gestão de TI pela FIAP (SP), graduado em Redes de Computadores pela UNIFACS (BA), com diversos cursos de extensão e certificações na área.

LinkedIn deste mentor: www.linkedin.com/in/diltonandrade/



Revisão de texto: Tatiane Cristina Silva – Instagram @tati_boni


180 visualizações3 comentários

Instituto Projeto CAPACITA-ME - CNPJ: 32.215.760/0001-02 - Avenida Atlântica, 3032 - Jardim Três Marias - CEP:04772-001 - São Paulo/SP