• Blog Capacita-me

Comunicar-se bem faz a diferença...


A comunicação humana é um processo necessário para que pessoas possam expressar-se, fazendo parte da construção de relacionamentos e do desenvolvimento no convívio social. Ela torna comum, promove a troca de informações, compartilhamento de ideias, sentimentos, experiências, crenças e valores, por meio de gestos, comportamentos, palavras, figuras, imagens, símbolos etc.


Esse processo de comunicar-se com o outro, nos ajuda a refletir, em algum momento da vida, sobre quem somos, promovendo nosso autoconhecimento sobre nossos limites, a forma de encararmos as mudanças, como reagimos aos estímulos (sejam negativos ou positivos), como conduzimos os desafios da vida que são colocadas diante de nós. A comunicação torna-se um desafio quando queremos que o outro entenda exatamente aquilo que queremos expressar.


Você já teve a impressão de que você não foi bem entendido em uma conversa? Isso é muito comum e existem vários pontos importantes que precisamos considerar e avaliar. Existem vários elementos importantes para a comunicação se concretizar: o emissor é aquele que produz a mensagem, o receptor é aquele que recebe a mensagem. A informação é o objeto daquilo que queremos comunicar. O canal de comunicação é o meio pelo qual a informação chegará no receptor por meio de um código (que pode ser a língua portuguesa, um gesto, uma imagem, por exemplo). A intenção ou contexto, também é extremamente relevante, porque refletirá o objetivo que se quer alcançar.


Para um diálogo acontecer é necessário investir em um esforço para ter clareza em todo o processo: precisamos buscar conhecer com quem queremos nos comunicar.


O diálogo é uma troca, onde todos os envolvidos possam ter espaço para compartilhar conhecimentos, fazer perguntas, crescerem juntos. Já ouvi pessoas dizerem “eu falei, agora se ele não entendeu o problema não é meu!”.


Se comunicar é também ser responsável por garantir que a outra pessoa entenda a mensagem e para isso é fundamental conhecer com quem se fala, entender sua visão de mundo e como ela se percebe naquele contexto. Isso é um excelente exercício de respeito às diferenças, pois todos nós somos únicos, em sua personalidade, trajetória, estilo de vida, repertório sociocultural, valores, crenças e interesses envolvidos.


Existem muitas empresas que promovem ambiente colaborativo e, para isso a comunicação é fundamental entre colaboradores, entre líderes, liderados e outros públicos que interagem com as organizações. Ao longo do tempo, os relacionamentos amadurecem, pessoas tendem a sentir-se mais à vontade para contribuírem, valorizadas, aprendem, ensinam e entregam os melhores resultados.

Sálvia Santana Santos, mãe, carreira construída em projetos de RH, Responsabilidade Social Corporativa e Educação Corporativa. Também é integrante voluntária do Grupo de Trabalho Impulsionadora de Carreiras do Grupo Mulheres do Brasil, engajada na pauta de Diversidade e Inclusão. Atualmente cursa MBA em Gestão de Projetos pela USP, graduada em Administração, com especializações em Psicologia Organizacional e Educação à Distância.

Encontre-a no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/salviasantana/

Revisão de texto da professora Tatiane Cristina Silva no instagram @tati_boni.





43 visualizações

Instituto Projeto CAPACITA-ME - CNPJ: 32.215.760/0001-02 - Avenida Atlântica, 3032 - Jardim Três Marias - CEP:04772-001 - São Paulo/SP